segunda-feira, 29 de Abril de 2024  03:01
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-05-2009

Município homenageou, a título póstumo, seis ilustres anadienses


Anadia - Emoção e saudade na entrega de galardões

O município de Anadia homenageou, na tarde da última quinta-feira, dia 21 (Feriado Municipal), a título póstumo, seis anadienses que, "de diferentes formas, contribuíram para o desenvolvimento e notoriedade do município".

A cerimónia, organizada pela Câmara Municipal, teve lugar no Cineteatro de Anadia, que foi pequeno para acolher tão grande número de familiares, amigos, conhecidos e anónimos, que não quiseram deixar de se associar a esta 1.ª cerimónia de entrega dos Galardões Municipais.

Um evento marcado pela saudade e emoção, já que foram recordadas seis personalidades (Américo Orlando de Matos; Antídio das Neves Costa; Augusto Arlindo Cancela de Amorim; Fernando José de Oliveira Amaral Gomes; Francisco José Cardoso Pereira) que, nas mais diversas áreas (empresarial, medicina, advocacia, artes), ficarão, para sempre, na memória de todos.

E foi precisamente em dia de Feriado Municipal que Anadia honrou "as suas memórias", com a atribuição dos Galardões Municipais.

Tendo por pano de fundo o Fado de Coimbra, foram entregues as Medalhas Municipais de Mérito "grau ouro" a cinco dos homenageados. O último galardão entregue (mas não menos importante), "Medalha Municipal de Mérito Cultural", foi para José Luís Fernandes Lhano Iglésias, que se distinguiu "nas artes e na cultura e que, de forma perseverante, contribuiu para o desenvolvimento destas nas suas variadas expressões no concelho."

Familiares comovidos. Muito embora todos os familiares tenham sentido tratar-se de uma homenagem justa, bonita e digna, foi a saudade e a dor da perda dos entes queridos que dominou.

Na hora do reconhecimento, as palavras saiam embargadas. Mesmo assim, João Pedro Matos, filho de Américo de Matos, Delminda Cancela de Amorim, filha de Augusto Amorim, Maria Amaral Gomes e José Gonçalo Amaral Gomes, esposa e filho de Fernando José Amaral Gomes, Maria Manuela Oliveira Cardoso, esposa de Francisco José Cardoso Pereira, Amélia Alegre Iglésias e Germano Iglésias, esposa e filho de José Iglésias, subiram ao palco para recordar, com comoção, os seus entes queridos.

Maria Celeste Torres, esposa de Antídio Costa, não deixaria, contudo, de lamentar que os galardões não tenham sido oferecidos em vida a quem os mereceu, deixando ao executivo um apelo nesse sentido.

Homenagear em vida. O autarca Litério Marques reconheceu que nesta 1.ª edição nem tudo foi perfeito, mas que outras edições haverá para homenagem ilustres anadienses ainda em vida e que muitos dos nomes lembrados durante a cerimónia, como merecedores de idêntica distinção, não serão esquecidos.

Durante o evento, o denominado "Grupo de Amigos de Luís Iglésias" relembrou José Iglésias, interpretando temas como: "O chapéu de dois bicos", da autoria do homenageado, e o hino "A vida passa-se a rir", música eleita por José Iglésias como um Hino à Vida.

Catarina Cerca

catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®